Samae promove a troca de hidrômetros em Andirá
O Samae atua na renovação do parque de hidrômetros da cidade. Seguindo a determinação que consta no Plano Municipal de Saneamento Básico, o objetivo da autarquia é trocar 3 mil hidrômetros, e garantir que os quase 8 mil relógios que integram a rede de abastecimento de água de Andirá não passem de 5 anos de uso (seguindo especificações do Inmetro). Assim, a autarquia garante o uso de equipamentos novos e modernos, reduzindo a ocorrência de problemas e evitando que os relógios façam os registros errados do consumo.
Não é cobrada nenhuma taxa para a substituição do hidrômetro. O serviço é prestado pelo Samae. A autarquia orienta que os moradores verifiquem se os funcionários que estão mexendo no hidrômetro estão devidamente identificados. Após a troca do aparelho, pode ser notada uma variação, pois o novo equipamento tem maior precisão na medição e pode detectar um consumo que antes não era completamente registrado pelo antigo aparelho.
A programação de trabalho para a troca dos equipamentos obedece a um levantamento que a equipe técnica montou, com pontos da cidade onde os equipamentos em uso são mais antigos. Em caso de problemas com o hidrômetro, o consumidor pode solicitar que o Samae faça a aferição do equipamento.
Em caso de dúvidas ou problemas, o consumidor deve procurar os canais oficiais de contato do Samae: (que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13:30h às 17h) ou no WhatsApp (43) 3538-7575.