O QUE OCORRE QUANDO NÃO É POSSÍVEL FAZER LEITURA NO HIDRÔMETRO??
O hidrômetro de água é um aparelho de precisão que mede e registra o consumo de água, conhecido também como medidor ou relógio. O hidrômetro serve para uma cobrança justa, com base no que foi consumido. Pode-se afirmar também que o mesmo evita desperdícios e colabora com a preservação do meio ambiente.
Como muitos equipamentos, os hidrômetros de água possuem engrenagens e partes que sofrem desgastes ao longo do tempo. E isso prejudica uma medição correta. O usuário pode pedir a sua substituição se identificada alguma avaria ou degradação no mesmo.
É necessário também se atentar com o cuidado do equipamento visto que violações, furtos ou adulteração podem levar a multas e até outras penalidades se for considerado crime.
Ocorre que em alguns casos, o leiturista não consegue realizar a leitura correta do aparelho, por falta de acesso. ( Portão Fechado, Cachorro solto no quintal, Hidrômetro travado, hidrômetro embaçado, hidrômetro violado, dentre outros)
O fato de alguns consumidores receberem uma fatura com acréscimo de consumo de um mês para outro, pode trazer ao consumidor a impressão de que a companhia de saneamento cometeu algum equívoco. A situação, no entanto, é factível e pode ocorrer sem ferir nenhum direito do consumidor. Não se trata de nenhuma multa ou cobrança indevida por um serviço não utilizado; ao contrário, essa variação repentina ocorre da falta do cumprimento de deveres por parte do usuário em não permitir a correta leitura do equipamento.
Para fazer a leitura e lançar a cobrança com base no consumo real, o SAMAE precisa, necessariamente, ter acesso ao medidor. Se isso não é possível, o valor gerado será calculado com base na média de consumo dos últimos meses. Quando a leitura volta a ser feita pelo medidor, pode haver uma diferença entre o registro indicado no hidrômetro e o consumo médio lançado nas últimas contas. A diferença, então, é lançada na próxima fatura, o que pode "assustar" os consumidores. Queremos reduzir o número desses casos e contamos com o apoio de todos.
Veja algumas sugestões para evitar problemas:
- Quando fizer a instalação da rede, o hidrômetro deverá ficar em um local visível, facilitando o acesso à leitura mensal.
- Certifique-se de que nenhum obstáculo como muros, grades ou plantas impeça a leitura do hidrômetro pelo lado de fora da residência.
- Caso seja impossível ler o relógio pelo lado de fora, certifique-se de que haverá alguém em casa na data programada de leitura. Esta informação consta na própria fatura.
- A existência de cães no quintal também pode prejudicar a leitura do medidor. Os funcionários do SAMAE possuem "varetas" para abrir a tampa do hidrômetro, mas, caso se sintam em perigo, deixam de fazer a leitura. Uma solução pode ser simplesmente arrancar a tampa do medidor.
- Aprenda a ler o hidrômetro e a controlar seu consumo de água. Isso pode diminuir o desperdício e representar uma economia para o seu bolso."
Notificação
Na sua fatura, há uma notificação de ocorrências que não permitiram a leitura, e o consumo foi gerado pela média. Por este motivo, solicita-se que os consumidores garantam o acesso ao hidrômetro no momento da leitura. O SAMAE está a disposição de todos os consumidores para esclarecer dúvidas sobre suas faturas, auxiliar na regularização dos hidrômetros. ( 43) 3538-1710.